Novo recurso de Tabelas no Planilhas Google

As Planilhas Google se renova com um novo recurso de Tabelas no Planilhas Google. Tabelas muito mais aprimoradas, munindo seus usuários com uma ferramenta robusta para gerenciar e analisar dados com maestria.

 

Neste post, exploraremos os benefícios e recursos das novas tabelas, para trabalhar com dados de forma eficiente e inteligente.

 

 

O que são Tabelas no Google Planilhas?

 

As novas tabelas são um recurso que viabiliza e torna rápida e fácil a aplicação de regras estruturais e de formatações a uma base de dados. Existem muitos benefícios em usar as Tabelas para trabalhar com dados.

 

Estou muito entusiasmado para usar as tabelas em meus fluxos de trabalho do Planilhas, especialmente nas novas visualizações “Agrupar por”.

 

 

Benefícios Incomparáveis das Tabelas.

 

Como já mencionei, as tabelas do Google Planilhas são ferramentas poderosas que elevam a organização e análise de dados a um novo patamar. Descubra os motivos pelos quais você deve adotá-las em seu próximo projeto:

 

Formatação Instantânea: Diga adeus à formatação manual demorada! As tabelas permitem aplicar formatação rápida e fácil, com apenas alguns cliques, para destacar suas informações e torná-las visualmente atraentes.

 

Cabeçalho Fixo: Visualize sempre o cabeçalho da tabela, mesmo ao rolar pelas linhas, facilitando a navegação e a compreensão dos dados.

 

Modelos Pré-construídos: Economize tempo e personalize seus dados com uma ampla variedade de modelos de tabela pré-construídos para diferentes necessidades.

 

Estilos Intuitivos: Explore uma seleção completa de estilos pré-definidos para dar vida às suas tabelas e comunicar suas ideias com clareza e impacto visual.

 

Menus Suspensos e Chips Inteligentes: Adicione menus suspensos ou chips inteligentes às colunas para facilitar a entrada de dados e garantir a consistência das informações.

 

Fórmulas Automáticas: Automatize cálculos complexos com fórmulas que se aplicam automaticamente a toda a coluna, economizando tempo e minimizando erros.

 

Novas Linhas Formatadas: Mantenha a consistência em sua tabela. A formatação e os cálculos são aplicados automaticamente às novas linhas, garantindo um visual impecável e dados sempre atualizados.

 

Filtros e Agrupamentos Facilitados: Explore seus dados com filtros e agrupações intuitivos e superacessíveis, permitindo que você identifique padrões, tendências e insights valiosos com apenas alguns cliques.

 

Referências de Fórmulas Estruturadas: Simplifique a criação de fórmulas com referências de tabelas estruturadas, fáceis de usar e que evitam erros.

 

Validação de Dados Robusta: Valide seus dados com tipos de dados de coluna predefinidos, garantindo a integridade e consistência das informações.

 

 

Como inserir uma Tabela

 

 

Barra Lateral de Tabelas pré-construídas:

 

Atualmente quando abrimos uma nova Planilha do Google, já irá uma solicitação na barra lateral direita de sua planilha para criar uma nova tabela pré-construída:

 

 

Dessa forma já podemos adicionar uma tabela pré-construída com um único clique em uma página em branco de nossa Planilha Google. Com ela você terá alguns dos melhores recursos das Planilhas Google como os menus suspensos, chips inteligentes entre outros recursos que algumas pessoas ainda não conhecem.

 

Caso não apareça para você essa barra lateral assim que você abrir uma nova planilha você pode acessar esse mesmo recurso de Tabelas Pré-Construídas no menu: Inserir e depois ir em Tabelas.

 

 

 

Modelos de Tabelas:

 

Existem muitos modelos já pré-construídos desse novo recurso de Tabelas nas Planilhas do Google e você estará livre para escolher o que mais se encaixa para sua demanda.

 

Entre os muitos modelos prontos nós temos; Planejamento de eventos, relações com o cliente, gerenciamento de projetos, planejamento de viagens, estratégia do produto, gerenciamento de inventário, recrutamento, planejamento para equipes e marketing. Veja que temos muitos formatos de Tabelas já disponível nas Planilhas do Google e acredito que em breve teremos ainda mais!

 

Para adicionar basta passar o mouse por cima do modelo que deseja que ela será inserida na página de sua planilha:

 

 

Muito fácil e prático não é mesmo? Caso queira mais detalhes ainda fiz uma aula onde você irá aprender a como o novo recurso de tabelas do Planilhas Google revoluciona a organização, análise e visualização de seus dados, impulsionando sua produtividade a um novo patamar.

 

 

Formatar base de dados como Tabela:

 

Agora caso você já tenha uma base de dados e deseja formata-la como tabela não pode seguir o passo anterior pois caso o faça você perderá os dados já contidos em sua Planilha Google. Então agora que você já têm os dados em sua planilha, a mágica acontece ao formata-lo como Tabela. Vamos ver como fazer essa formatação:

 

Com os seus dados já organizados em sua Planilha Google, basta alguns cliques para transformá-los em uma tabela poderosa! Siga estes passos:

 

1. Localize seus dados: Clique em qualquer célula de sua base de dados e selecione esse conjunto de dados que deseja converter. Pode usar o atalho CTRL + A para selecionar toda a base de dados de uma só vez.


2. Clique no menu Formatar: Abra o menu “Formatar” na barra de ferramentas superior de sua planilha.


3. Converta em tabela: No menu “Formatar”, clique na opção “Converter em tabela” e veja a mágica acontecer.

 

 


Pronto! De uma forma bem simples e em um piscar de olhos seus dados se transformarão em uma tabela bem mais estruturada e repleta de recursos para facilitar sua análise de dados.

 

 

Dicas Extras:

  • Selecione o intervalo correto: Certifique-se de que o intervalo selecionado inclua todos os dados que você deseja incluir na tabela.
  • Adapte a formatação: Utilize as opções de formatação disponíveis para personalizar a aparência da sua tabela e destacar as informações mais importantes.
  • Explore as funcionalidades: Mergulhe nas diversas funcionalidades das tabelas do Google Planilhas, como filtros, ordenação e visualizações, para extrair o máximo de seus dados.

 

 

Configuração das Tabelas

 

Note que o novo recurso de Tabelas das Planilhas do Google possuem uma formatação muito intuitiva e limpa, ótima para uma analise de dados e para melhorar o fluxo de trabalho.

 

Ao formatarmos uma base de dados como Tabela, ela já terá um design muito bom o que levaríamos um certo tempo de formatar manualmente. Como por exemplo ela já congela a primeira linha e coloca uma formatação de cores alternadas.

 

Ela também já define uma formatação para as colunas que temos uma dinamica melhor de aplica-las principalmente quando vamos montar um relatório em um Dashboard.

 

As novas tabelas do Google Planilhas representam um salto significativo na análise de dados, oferecendo aos usuários ferramentas robustas para organizar, analisar e interpretar informações com clareza e precisão. Ao dominar os recursos e funcionalidades das tabelas, você estará apto a tomar decisões mais assertivas, otimizar processos e impulsionar o sucesso em seus projetos.

 

 

Renomear Tabela:

 

Quando inserimos uma formatação de tabela em nossa base de dados ela vem com o nome “Tabela_1” por padrão. Para renomea-la basta clicar na seta ao lado do nome no canto superior esquerdo da Tabela para abrir o menu Tabela.

 

Neste menu temos algumas opções como renomear a Tabela, alterar a formatação, aplicar formatos personalizados ou até mesmo excluir a Tabela.

 

Agora basta clicar em renomear tabela que você poderá colocar o nome que deseja.

 

Atenção: ao excluir sua tabela, também será excluído o conjunto de dados dela, ou seja, toda a sua base de dados. Para excluir a formatação de Tabela use a opção “Reverter para dados não formatados” se quiser retornar aos dados de base.

 

 

Personalizar cores da tabela

 

Entre muitas outras configurações que temos em nossa Tabela, é possível trocarmos as cores do nosso cabeçalho. Para isso basta clicar na seta ao lado do nome de sua tabela e posteriormente em “personalizar as cores da tabela”.

 

Nessa parte você poderá escolher uma cor já predefinida ou pode adicionar qualquer outra cor clicando no “+” abaixo de “cores personalizadas”.

 

 

Em cores personalizadas você pode adicionar através da paleta de cores ou até mesmo colocando o código hexadecimal da cor que deseja, por exemplo da cor que eu escolhi “535fc1”

 

 

Menu das colunas da Tabela:

 

Podemos alterar algumas configurações de filtros e formatações, para acessar as configurações e formatações de cada coluna de sua tabela. Clique na seta para baixo ao lado de cada coluna de seu cabeçalho para abrir o menu da coluna.

 

Nesse menu podemos definir o tipo de dados da coluna, se essa coluna deve ser tratada como texto, número ou até mesmo como um chip inteligente. Bom, esse é um cenário muito poderoso, então vale a pena dedicar algum tempo para conhecer todas as possibilidades.

 

Por exemplo, podemos definir uma coluna para o tipo de menu suspenso (Menu Dropdown) e ela converterá a coluna inteira com um único clique.

 

Observação: note que ao adicionar esse menu ele irá levar em consideração os dados já setados em sua coluna. Então se tivermos nessa coluna os valores; Loja Centro, Loja Fortaleza e Loja Itoupava Norte, esses dados que serão adicionados ao menu para futuros preenchimentos.

 

 

Organizar coluna das Tabelas

 

Como quando adicionamos a formatação de tabelas em nossa base de dados ela já vem com uma espécie de configuração com a possibilidade de filtro. Podemos filtrar também as colunas de nossa tabela bem como organizar os dados que contem nela.

 

 

Para isso basta clicar na seta ao lado da coluna e ir em “Sort column” e depois em “Sort A to Z” para colocar em ordem crescente ou “Sort Z to A” para ordem decrescente.

 

Além dessa opção de organização de nossa base de dados em ordem crescente ou decrescente também é possível filtrar. O filtro utilizado é o mesmo que quando adicionamos manualmente um filtro a uma base de dados. Com as mesmas opções que já temos no filtro convencional.

 

 

Análise de dados nas Tabelas

 

Um dos principais diferenciais na utilização de tabelas para seus conjuntos de dados reside nas ferramentas de análise de dados integradas. Com elas, você obtém diversos recursos valiosos que otimizam e enriquecem sua análise.

 

 

Validação de dados

 

Definir os tipos de colunas nas suas tabelas do Google Planilhas pode parecer uma etapa trabalhosa, mas acredite: os benefícios valem a pena! Um dos principais destaques é a validação automática de dados, que garante a confiabilidade e integridade das suas informações.

 

Imagine que você definiu uma coluna como “Moeda”, indicada pelo ícone de moeda ao lado do nome da coluna. Quando um colaborador insere um novo dado nessa mesma coluna, mas, por engano, digita uma palavra em vez de um valor.

 

Nesse caso, a tabela imediatamente sinaliza o erro! Um triângulo vermelho e uma mensagem de erro alertam sobre o dado inválido, protegendo seus dados de inconsistências e garantindo a precisão da sua análise.

 

 

Eu falo mais sobre esses temas anteriormente mencionados aqui no meu post em uma aula lá no meu canal do YouTube. Pode dar uma olhadinha nessa aula abaixo também:

 

 

 

Visualização agrupada das Tabelas.

 

A visualização agrupada das Tabelas do Google Planilhas oferece uma maneira revolucionária de organizar e visualizar seus dados. Com essa funcionalidade, você pode agrupar seus dados em categorias com base em uma coluna específica, permitindo uma análise mais profunda e eficiente.

 

Imagine que você possui um conjunto de dados com informações sobre diferentes origens de lojas. Com a visualização agrupada das Tabelas, você pode agrupar esses dados por loja, visualizando todos os grupos juntos:

 

 

Para fazer essa formatação basta clicar na seta na coluna que deseja ter essa visualização e depois em “Agrupar por coluna”

 

 

Veja mais sobre esses recursos na aula que preparei para você aqui em baixo:

 

 

 

Funções e formulas nas Tabelas

 

O interessante dessa nova formatação de Tabela das Planilhas Google é que se você adicionar uma fórmula à primeira linha de uma tabela, será solicitado que preencha a coluna inteira com preenchimento automático sugerido.

 

Uma vez que você adicionou sua função ou formula em uma coluna especifica você não precisará mais se preocupar em adicionar novamente essa função a cada nova linha adicionada.

 

Pois a formatação de tabela já irá entender que você gostaria dessa função na linha abaixo e adicionará nativamente ela, veja:

 

 

 

Sintaxe de referência da tabela

 

As Referências de Tabela do Google Planilhas facilitam e aprimoram a maneira como você acessa dados dentro de uma tabela. Em vez de usar referências de células no formato tradicional A1, as Referências de Tabela permitem que você utilize o nome da tabela e os títulos das colunas em suas fórmulas. Tornando suas fórmulas mais intuitivas e fáceis de entender, especialmente em tabelas maiores ou com várias colunas.

 

Imagine que você possui a seguinte tabela com dados de vendas por mês:

 

 

Para calcular o total de vendas usando uma fórmula tradicional, você precisaria referenciar as células individuais:

 

=SOMA(B2:B4)

 

Com as Referências de Tabela, a fórmula fica muito mais simples e intuitiva:

 

=SOMA(Vendas[Total])

 

Dentro da função nós chamamos a tabela pelo nome “Vendas” e entre colchetes o nome da coluna “Total”. Existe inúmeros benefícios em usar as referências de Tabela, entre eles:

 

Fórmulas mais claras: Substitua referências de células complexas por nomes de tabelas e títulos de colunas, facilitando a leitura e compreensão das suas fórmulas.


Menos erros: Reduza o risco de erros ao digitar referências de células manualmente.


Flexibilidade: As Referências de Tabela se ajustam automaticamente às alterações na estrutura da tabela, evitando que você precise atualizar as fórmulas manualmente.


Fórmulas mais fáceis de compartilhar: Ao compartilhar suas planilhas com outros usuários, as Referências de Tabela garantem que as fórmulas funcionem corretamente, mesmo que a tabela seja reorganizada ou novas colunas sejam adicionadas.

 

 

Sintaxe das Referências de Tabela:

 

Vendas[#All]: cabeçalhos inteiros da tabela e das colunas.
Vendas: obtém apenas dados da tabela, SEM cabeçalhos das colunas.
Vendas[Nome da coluna]: obtém dados apenas na coluna nomeada.

 

Quer aprender mais sobre essas referencias? Nessa aula abaixo vamos aplicar a funções e operadores aritméticos no novo recurso de tabelas do Planilhas Google.

 

 

As novas tabelas do Google Planilhas se configuram como uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que trabalha com dados, oferecendo uma combinação imbatível de recursos intuitivos, funcionalidades poderosas e versatilidade incomparável.

 

Seja você um especialista experiente ou um iniciante entusiasmado, as tabelas te auxiliarão a dominar seus dados, extrair insights valiosos e impulsionar seus resultados a um novo patamar de sucesso.

 

Espero que isso lhe ajude a entender mais sobre o novo recurso de formatação de Tabelas nas Planilhas Google.

 

No mais, lhe desejo muito sucesso hoje e sempre!

Picture of Maicon Luksik

Maicon Luksik

Se cheguei tão longe em minha caminhada foi porque sempre estive em pé no ombro de gigantes!

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