Tudo que você precisa saber sobre Dashboard

O que é um Dashboard?

 

Dashboard nada mais é que um “painel visual” que contém informações relevantes como métricas e indicadores da empresa.

 

A ideia de criar um Dashboard é para que nele estejam representados todos os números mais relevantes. Tanto para a estratégia de negócio como para o alcance dos objetivos organizacionais.

 

Nele estarão todos esses dados relevantes da empresa para ajudar na tomada de decisão. Mensurar esses números que muitas vezes não são palpáveis é fundamental para organização e alinhamento na empresa e equipe.

 

Um Dashboard simples de acompanhamento ao longo dos anos.

 

Pois com um Dashboard bem alinhado e estruturado conseguimos não só acompanhar todas as métricas em tempo real. Conseguimos ter uma visão geral de nosso negócio como um todo, sendo euma empresa de pequeno ou grante porte! Como por exemplo utilizando o Looker Studio que expliquei mais nesse post.

 

 

Por que você deve usa-lo?

 

Bom, visto que um Dashboard é usado para consolidar todas as métricas de uma empresa. Para que ela tenha um painel visual do que acontece e facilmente tem acesso a esses números.

 

Um bom Dashboard deve ter no mínimo algumas das seguintes funcionalidades:

  • Ter indicadores e métricas.
  • Ser objetivo e claro.
  • Servir de fundamento para a tomada de decisão
  • Acompanhar o desempenho da empresa
  • Facilitar o monitoramento de dados.

 

Tendo um bom Dashboard agrupando todas essas informações relevantes podemos ter em nosso alcance e de toda a equipe a visão da empresa.

 

Pois com esses dados agrupados e facilmente disponíveis é possível ter um planejamento e implementar melhorias nos processos, além de corrigir falhas.

 

Também é possível com esses números consolidados pensar em novas abordagens para números que estão baixo por exemplo, até mesmo setores que estão com déficit.

 

 

Os benefícios de usa-lo

 

Antes de criar e conhecer a ferramenta de BI que recomendo e os benefícios que ela pode proporciona para sua empresa, vamos começar explicando o que de fato é BI.

 

Uma sigla do inglês que significa Business Intelligence (Inteligência de Negócio), trata de uma ferramenta poderosa com métodos aplicáveis a todos os setores de uma empresa.

 

Então, ela em si vem envolvendo teorias e tecnologias que ajudam no gerenciamento de todos os dados de uma empresa ou negocio para garantir uma boa gestão.

 

Como já vimos no tópico anterior, um Dashboard ou BI, deve ter alguns pontos mínimos para ser replicável e aplicável na empresa, com isso temos muitos benefícios, como:

  • Ter dados que impulsionam
  • Análises de dados na palma da mão
  • Colaborar, iluminar e agir
  • Análise e visualização métricas
  • Planejamento e gestão
  • Menor a chance de riscos e erros
  • Economia de tempo e dinheiro

 

Além de tudo que já falamos, um bom BI tem inúmeros benefícios particulares de cada setor, empresa ou área. Vamos aprender a seguir como criar um Dashboard simples para visualizarmos algumas métricas.

 

 

Como criar um Dashboard do zero.

 

Nesse caso vamos utilizar os dados de uma Planilha Google e importa-lo para uma ferramenta de BI como o Looker Studio.

 

Com uma planilha com todos os dados bem estruturados e padronizados vamos iniciar a importação. Neste exemplo vamos usar uma base de dados de uma Planilha Google que já mostrei no canal. (para copiar o arquivo CLIQUE AQUI)

 

Agora que você já tem a origem dos dados vamos fazer a integração e importação para o Looker Studio.

 

 

1. Acesse o Looker Studio

 

Acessando a Página Inicial do Looker Studio você terá a visão de todos os arquivos que lá estão. Caso já tenha algum relatório, será nesta página que ele aparecerá.

 

Sua primeira visão será parecida com essa:

 

 

Agora basta clicar em “Relatório em branco” para nós começarmos a fazer a importação de nossa base de dados. Fazer a integração com nossa Planilha do Google.

 

 

2. Selecionar origem de dados

 

Nesta parte devemos selecionar de onde virá os dados para alimentar o nosso Dashboard. Veja nesta página que temos vários recursos de integração que pode ser feita com o Looker Studio.

 

A maioria deles de forma muito simples e fácil. No nosso caso faremos a integração com as Planilhas do Google, então vamos em frente e selecione “Planilhas Google”.

 

 

Logo após selecionar a ferramenta que você ira utilizar na integração precisamos selecionar qual planilha vamos querer. Bem como a página de nossa planilha e também o intervalo de dados.

 

Como todos os passos anteriores, ele é bem simples, basta seguir esse passo:

  1. Todos os itens
  2. Pesquise sua planilha
  3. Selecione a página da planilha
  4. Inclua o intervalo específico (opcional)
  5. Clique em adicionar

 

 

Na última parte desse passo a passo acima onde podemos selecionar o intervalo, ele é opcional mas gosto de fazer isso.

 

Claro, depende de como sua base está estruturada. Fazendo esse passos, ele irá conectar com sua planilha e será aberto seu Dashboard dentro do Looker Studio:

 

 

Existe várias configurações básicas e avançadas mas nesse post vamos direto a criação de nosso Dashboard.

 

 

3. Criar o Dasboard no Looker Studio

 

Para criar nosso Dashboard agora são alguns passos mais extensos e que demanda mais tempo mais é muito simples de se fazer também.

 

Afim de melhorar seu entendimento eu já tenho uma aula em meu canal para lhe explicar o passo a passo de como fazer essa criação.

 

Criamos do zero um Dashboard juntos nesta aula e faremos algumas mudanças iniciais para vermos o poder do Looker Studio.

 

 

Veja que nesta aula ele ainda se chamava “Google Data Studio” mas sua essência não sofreu alterações. Ele continua sendo uma ótima ferramenta de analise de dados e está cada fez melhor e mais robusto.

 

 

Comece hoje no Looker Studio.

 

Viu como esta ferramenta é muito poderosa e pode nos ajudar a termos métricas mais palpáveis?

 

Isso é apenas o começo de sua jornada neste mundo de analista de dados e isso será muito interessante! Temos vários recursos dentro desta ferramenta que pode nos ajudar em nosso dia a dia.

 

Uma apresentação em Looker Studio passa uma credibilidade ainda maior para todos. Em nossa empresa, para clientes e até mesmo para nos mesmos termos esses dados bem estruturados.

 

Agora o que não pode fazer, é não usar uma ferramenta dessas.

 

Picture of Maicon Luksik

Maicon Luksik

Se cheguei tão longe em minha caminhada foi porque sempre estive em pé no ombro de gigantes!

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Meus Treinamentos

Nosso site utiliza Cookies para aprimorar sua experiência de navegação.