Como transferir dados de uma planilha para outra?

Vamos aprender a como transferir dados de uma planilha para outra com apenas uma função? Como você já deve saber, as Planilhas Google são arquivos na nuvem e não na área de trabalho. Como mencionei em meu post Como criar e usar uma Planilha do Google.

 

Então você não pode clicar em uma célula e em um arquivo de planilhas diferente para conectá-los. Ao invés disso, você deverá usar a função IMPORTRANGE no Planilhas Google, para conectar seus arquivos de Planilhas Google e importar dados de um arquivo para outro.

 

Logo após você aplicar essa função, ela será sincronizada automaticamente com os dados de origem de usa outra planilha. Consequentemente as alterações que forem feitas no arquivo de origem vão ser refletidas na planilha de destino.

 

 

Note na imagem acima que você pode ver na barra de fórmula um ID de URL na função IMPORTRANGE. Este é o ID da URL do arquivo de origem da Planilha Google, de onde os dados estão sendo importados para esta planilha.

 

 

Como usar a função IMPORTRANGE nas Planilhas Google

 

Neste exemplo vamos utilizar uma base de dados em uma planilha Aula 66 – Base De Dados. Então supondo que você tenha um conjunto de dados combustível e que deseja importar para outro arquivo das Planilhas Google.

 

 

Obter URL do arquivo de origem

 

O primeiro passo é obtermos a URL do arquivo de origem, de onde será puxado os dados para nosso outro arquivo. Então abra sua planilha e copie a URL:

 

 

 

URL e ID na função IMPORTRANGE

 

Agora abra sua planilha que será o destino dos dados. Na Planilha Google de destino insira esta função com a URL da Planilha de origem:

 

=IMPORTRANGE("https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_lR_M_XZHsfvY6ikVRyRr2CdZYfOw3KyZjzkFFPQgfI/edit#gid=0"

 

Na função, podemos adicionar somente o ID do arquivo também que fica após /d/ e antes de /edit. Neste caso ficaríamos com a função assim:

 

=IMPORTRANGE("1_lR_M_XZHsfvY6ikVRyRr2CdZYfOw3KyZjzkFFPQgfI"

 

 

Escolhendo a página

 

Para finalizar a aplicação da função IMPORTRANGE precisamos definir qual página e o intervalo que desejamos.

 

Então complete a função adicionando o nome da página e a referência do intervalo, da página de origem dos dados que deseja importar, por exemplo:

 

=IMPORTRANGE("1_lR_M_XZHsfvY6ikVRyRr2CdZYfOw3KyZjzkFFPQgfI";"Combustivel!A1:G16")

 

Coloque o nome da página seguido do sinal de exclamação e depois o intervalo que deseja, como no exemplo acima de A1 à G16

 

 

Permissão para transferir dados

 

Assim que você aplicar a função, você deverá se deparar com um erro nativo da função, o erro #REF!

 

Isso ocorre pois precisamos dar a permissão para a função fazer o vinculo entre os arquivos. Então você deve ter no mínimo acesso a visualização deste arquivo.

 

 

Clique em “Permitir acesso” para conceder acesso à função IMPORTRANGE para importar os dados. Não se preocupe, você só precisará tem que fazer isso uma única vez.

 

Logo após que o acesso for concedido, os dados da planilha de origem aparecerão na planilha de destino.

 

Depois que as duas planilhas são vinculadas com uma função IMPORTRANGE, os dados na planilha de destino serão atualizados automaticamente para refletir quaisquer alterações feitas nos dados da planilha de origem.

 

 

Considerações sobre a função

 

Esta função é muito boa para vincularmos dados de uma planilha para outra mas devemos tomar cuidado com o uso demasiado.

 

Irei numerar algumas considerações que você pode se atentar quando for aplica-la afim de evitar dores de cabeça com lentidão em sua Planilhas Google.

 

 

1º Evite usar demasiadamente a função IMPORTRANGE:

 

Como vimos, esta função faz o vinculo com outra Planilha Google. Portanto ela irá precisar fazer transferência de dados constantemente. Caso você possua muitas funções em uma única planilha elas serão executadas constantemente. Lentamente com as alterações que se propagam automaticamente causando atrasos em cada etapa.

 


2º Importações de dados muito grandes:

 

Tome cuidado com conjuntos de dados muito extensos, eles podem ser lentos. Sempre considere realizar análise na própria planilha de origem e usar IMPORTRANGE para importar apenas os resultados mais resumidos.

 


3º Para importações de dados realmente grandes:

 

Se você não tiver escolha e realmente precisar fazer a importação de milhares de linhas. Considere utilizar outro método, como por exemplo criar uma automação em Google App Script ou até mesmo considerar manter os dados no BigQuery. Evitar a conexão a todo o tempo para importar para as Planilhas Google, isso é melhor do que usar uma sequência de funções IMPORTRANGE.

 

 

Transferir dados das páginas de outra Planilha Google

 

Para melhorar seu conhecimento com essa função, tenho uma aula em meu canal mostrando várias dinâmicas. Nesta aula abaixo eu ensino como importar dados das abas de outra Planilha Google com a função IMPORTRANGE.

 

 

Com isso conseguimos puxar dados de várias abas de outra planilha e juntar em uma só com a ajuda da função QUERY e a função IMPORTRANGE.

 

Você já sabe importar os dados mas algo bem interessante também são os CheckBox ou caixa de seleção das Planilhas Google. Que são uma ferramenta muito interativa. Podemos adicionar ela à uma célula, que poderá ser marcada ou desmarcada.

 

Tendo consolidado essas informações de forma simplificada. Uma vídeo aula onde explico especificamente de como conseguimos fazer essa integração e puxar valores de outra planilha.

 

Foto de Maicon Luksik

Maicon Luksik

Se cheguei tão longe em minha caminhada foi porque sempre estive em pé no ombro de gigantes!

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Meus Treinamentos

« Anterior Próximo »

Nosso site utiliza Cookies para aprimorar sua experiência de navegação.