O Google anunciou 10 novas funções no Google Sheets para 2022 entre elas temos Funções nomeadas e 9 outras novas funções em 24 de agosto de 2022.
A maior novidade dessa atualização é o recurso chamado Funções Nomeadas. As funções nomeadas permitem que você crie, salve e nomeie suas próprias funções e fórmulas personalizadas.
Criadas com funções nativas das Planilhas Google para posteriormente as reutilizarem em outros arquivos de Planilhas do Google. É um grande passo para tornar aquelas fórmulas mais complexas, facilmente reutilizáveis!
Vejamos as funções nomeadas e as 9 novas funções:
- Função Nomeada
- Função LAMBDA
- Função MAP
- Função REDUCE
- Função MAKEARRAY
- Função SCAN
- Função BYROW
- Função BYCOL
- Função XLOOKUP
- Função XMATCH
1. Função Nomeada
As Funções nomeadas no Planilhas Google são um grande avanço nas dinâmicas aplicáveis em seus arquivos de planilha. Elas permitem que você crie, salve e nomeie suas próprias funções e fórmulas personalizadas, usando todas as funções nativas das Planilhas do Google.
Sabe aquela fórmula financeira complexa que você criou? Agora é possível que você a transforme em uma função nomeada, chamada por exemplo de =MAICON.FINANC( valor1 ; [ valor2 ]…) e use-a!
Mas não para por aí! O melhor de tudo é que você pode reutilizar essas funções nomeadas em outros arquivos de Planilhas do Google. Quando e onde quiser!
Veja nessa aula abaixo um exemplo de uma função nomeada que criei chamada TOTAL efetuando a soma de todos os valores de uma coluna que já foi predeterminada em minha planilha:
Veja que é um recurso muito interessante para criarmos nossas próprias funções dentro das Planilhas do Google.
Onde conseguimos simplificar e tornar mais simples aquela função complexa que usamos no dia a dia. Isso torna bem mais fácil para quem não tem o domínio das funções no Google Sheets.
2. Função LAMBDA
Outro recurso muito interessante e poderoso nas Planilhas do Google que saiu na ultima atualização foi a função LAMBDA. Ela cria uma função personalizada com entradas de espaço reservado, por exemplo ao invés da célula de tipo A1 usual ou referências de intervalo.
As principais utilizações para a função LAMBDA é trabalhar com as outras novas funções auxiliares da atualização, como a função MAP, SCAN, MAKEARRAY…
Como vimos anteriormente sobre as funções nomeadas, a função LAMBDA é uma tecnologia subjacente para funções nomeadas. Veja abaixo a aula de exemplo da função LAMBDA aplicada para calcular uma porcentagem de meta:
Essa função permite que façamos nossas próprias funções personalizadas com argumentos simples e complexos. Usando a imaginação e conhecimentos para resolver pequenos e grandes problemas do nosso dia a dia dentro das Planilhas do Google.
3. Função MAP
Mais uma função muito poderosa dessa atualização é a função MAP. Ela cria uma matriz de dados a partir de um intervalo especificado, como uma base de dados. Dentro dessa base, cada valor é mapeado para um novo valor com base em uma função LAMBDA.
Para usuários que tem uma base de conhecimento em GAS (Google App Script), ela segue a mesma ideia da função MAP na programação. Uma maneira de percorrer uma array de dados e fazer algo com cada elemento dessa array.
Uma função muito poderosa e me chama muita atenção, acredito que essa função será muito útil em nosso dia a dia!
Veja nesta aula como a função MAP funciona e se comporta nesta dinâmica de conferir cada valor de uma matriz e retornar o resultado:
4. Função REDUCE
A função REDUCE no Planilhas Google opera em uma matriz assim como a função MAP e outras funções que vieram nesta atualização.
Ela transforma essa matriz em um único valor, no caso, acumulado. Desta forma, aplicando uma função LAMBDA a cada elemento desta matriz o que reduz toda esta array a um único valor.
Por exemplo, nesta aula eu expliquei como aplicar a função REDUCE de forma simples para calcular o total acumulado:
Sei que olhando assim pode parecer simples e você provavelmente pensará; “Não é mais fácil usar a função SOMA”? Claro que para essa dinâmica seria sim mais fácil usar uma soma comum mas é apenas para questão didática. Então existe outras formas de se aplicar a função REDUCE.
5. Função MAKEARRAY
O nome da função MAKEARRAY é bem intuitivo né? Pois bem, esta função gera uma matriz de tamanho especificado. Podemos informar nela cada valor calculado por uma função lambda personalizada.
Como a maioria das novas funções no Google Sheets para 2022 elas são como a função SEQUENCE. Tirando que neste caso é aplicado uma função lambda personalizada para cada valor desta array, então você pode gerar novas arrays bem mais complexas.
Aninhada com esta função, a função lambda tem acesso aos índices de linhas e colunas para cada valor da array. Nessa aula eu explico como ela trabalha com a função lambda e depois fazemos um jogo da loteria simples:
Claro que existe algumas validações que teríamos que fazer para não ocorrer erro de números repetidos. Existe varias formas de poder aplicar mas é uma boa pedida para essa dinâmica de utilização.
6. Função SCAN
A função SCAN nas Planilhas Google faz a verificação de uma matriz. Aplicando uma função LAMBDA a cada valor dela, se movendo linha por linha.
Sua saída também é uma matriz de valores intermediários obtidos em cada etapa desta leitura.
Podemos “escanear” uma array para aplicar uma função lambda, como no exemplo da aula abaixo. Aplicamos um acumulador onde passamos por cada linha calculando seus valores. O que era possível anteriormente apenas aninhando várias outras funções.
7. Função BYROW
Também temos duas irmãs, a função BYROW basicamente opera em uma base de dados, uma matriz ou intervalo. Com isso retorna uma nova matriz de colunas, criada agrupando cada linha em um único valor.
Este valor resultante de cada linha é obtido aplicando também uma função lambda nesta linha. Veja a aula completa das duas funções BYROW e BYCOL abaixo no próximo tópico:
8. Função BYCOL
A função BYCOL como a sua “irmã” BYROW opera da mesma forma e tem basicamente a mesma sintaxe. A diferença é que agrupa cada coluna em um único valor e retorna uma nova matriz de linhas.
Essas duas novas funções BYROW e BYCOL trabalham com ARRAYS de linhas e colunas respectivamente. Com elas conseguimos verificar e percorrer tanto linhas como colunas aplicando uma função LAMBDA personalizada.
Por exemplo nessa aula abaixo usei a função BYROW para calcular o valor médio de todos os vendedores. Já a BYCOL usamos para tirar a média de porcentagem dos valores. Pegando cada linha e coluna da matriz:
9. Função XLOOKUP
Finalmente saiu uma função muito esperada por todos os que amam as Planilhas do Google. Sim! Você ouviu isso mesmo, agora temos a incrível função XLOOKUP (PROCX) no Planilhas Google!!!
Ela é uma versão muito mais poderosa e flexível que as funções PROCV e PROCH. Ela compartilha alguns recursos semelhantes à formula de combinação das funções INDICE/CORRESP.
A XLOOKUP (PROCX) tem uma flexibilidade ao ser aplicada, pode procurar à esquerda, de baixo para cima e até usar a pesquisa binária. Se você estiver trabalhando com conjuntos de dados realmente grandes.
Veja nesta aula como aplica-la e alguns pontos que temos em sua sintaxe. Um exemplo de aplicação da XLOOKUP realizando uma pesquisa em uma base de dados.:
10. Função XMATCH
E a última função que iremos ver aqui, desta nova atualização. Mas que não é menos importante, está a função XMATCH.
Trata-se de uma versão mais poderosa e flexível da função CORRESP. Digamos que ela é a CORRESPX e possui mais modos de correspondência e opções de pesquisa em sua sintaxe.
Bem mais do que a função CORRESP simples, que estávamos acostumado a trabalhar. Principalmente pela combinação INDICE+CORRESP.
Aqui abaixo nesta aula está um exemplo simples da XMATCH:
Bem interessante todas essas novas funções anunciadas pelo Google né? O que você achou dessas novas funções e qual você acredita que mais utilizará em seu dia a dia?
Eu gostei muito e estou muito empolgado com essa nova atualização. Elas vão ajudar muito! Que tal desbloquear o PODER do Google Planilhas?
Você, o que achou dessas novas funções para as Planilhas Google? Me conta aqui em baixo, no mais lhe desejo um forte abraço e sucesso nas Planilhas.