Adicionar um botão para executar tarefas rotineiras em nossa Planilha Google é imprescindível para otimizar nosso dia a dia. Neste post vamos aprender a como adicionar um botão nas Planilhas Google para executar as funções do Google App Script.
Vamos imaginar uma situação para ver como isso funciona, com um exemplo bem simples.
Modelo de ficha cadastral nas Planilhas Google
Te convido a imaginar que você tem uma Planilha Google e em uma página possui um modelo de ficha cadastral. Onde você usa diariamente e precisa sempre preencher novamente com dados.
Só que é difícil limpar todos os valores todas as vezes que precisa recomeçar o preenchimento desses dados.
Bom, neste caso você pode adicionar um botão em sua planilha para executar os scripts e limpar sua ficha com um único clique de botão.
Neste nosso modelo demonstrado acima o usuário pode inserir as informações nas células B4, B6, B7 e B9. Agora basta inserirmos nosso código que fará a automação de limpeza.
Você pode acessar o modelo que iremos trabalhar AQUI.
Criar uma função de limpeza no Google Apps Script
Para que possamos criar nosso código no GAS (Google Apps Script) basta abrir o editor de script do Google. No menu superior de sua planilha, acesse Extensões > Apps Script.
Para saber mais sobre essa ferramenta poderosa de automação veja meu post: Google App Script: um guia para iniciantes.
Ele irá abrir o editor de código do Google Apps Script. Temos algumas opções neste painel, como de renomear nosso arquivo e outras funcionalidades, mas iremos focar em adicionar o nosso código/script para limpeza dos dados que precisamos.
Com o seu editor aberto basta inserir o código demonstrado abaixo:
function limpar() {
const ss = SpreadsheetApp.getActiveSheet();
ss.getRange("B4:B9").clearContent();
}
Estas 4 linhas de códigos farão com que seja limpo a coluna B nas linhas de 4 à 9. Você pode alternar o intervalo alterando entre aspas duplas “B4:B9“.
Uma forma simples de limpar os dados de uma determinada área de nossa planilha mas eficaz. Agora que temos essa automação pronta, você provavelmente não vai querer abrir o editor de script sempre que precisar limpar os dados.
Nós queremos executar essa automação de limpeza diretamente em nossa planilha de forma rápida. Para fazer isso vamos adicionar um botão em nossa planilha.
Como adicionar um botão
Para que possamos avançar em nosso projeto e adicionar um botão, devemos acessar o editor de desenhos das Planilhas Google.
Ele pode ser acessado através do menu superior de nossa planilha em Inserir > Desenho.
Isso ira abrir o editor de desenho, onde você pode facilmente adicionar (entre diversas formas) uma caixa simples.
Pode também formata-la para que se pareça um pouco mais com um botão:
Sinta-se livre para desenhar da forma que desejar. Após finalizar basta clicar em “Salvar e Fechar” que ele é adicionado à sua Planilha Google.
Adicionando ele a sua planilha você pode clicar nele para redimensionar ou arrastar para reposicioná-lo como desejar e ficar melhor. Com isso pronto só precisamos atribuir o nosso script para que seja executado a limpeza dos dados que iremos precisar.
Vincular script a um botão
Para atribuir um script a um botão nas Planilhas Google, clique nos três pontinhos no canto superior direito de seu desenho e selecione a opção “Transferir script“:
Em seguida, digite o nome da função que criamos no Google Apps Script. (A função que deseja executar do código do Apps Script.)
Nesse exemplo, escolha a função “limpar“, que é o código que vimos acima. Aconselho sempre a copiar direto de seu código para não ter erro de digitação.
Pronto! Agora assim que você clicar no botão, ele limpará tudo para você! Apenas tome cuidado para não limpar antes de finalizar o processo que deseja.
Viu como de uma forma simples, com apenas algumas linhas de código possibilitamos otimizar nosso trabalho rotineiro do dia a dia.
Além de evitar trabalhos repetitivos, evitar que seja apagado dados que não deveriam ser apagados e ficou bem mais simples. Isso ajuda você e todas as pessoas que precisam preencher os dados diariamente.